Você Sabia?

22 de Abril - Dia da Terra

Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970. Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

18 de Julho - Dia de Nelson Mandela

Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor da pele, origem ou religião dela. Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou Tata ('Pai').

Coincidências que ligam Jonh Kennedy a Abraham Lincoln

Ambos tinham sobrenome de sete letras. Lincoln foi eleito em 1860, Kennedy em 1960. Lincoln tinha uma secretária chamada Kennedy, Kennedy tinha uma secretária chamada Lincoln. Lincoln foi assassinado no teatro Ford. Kennedy foi assassinado numa limusine Lincoln, fabricada pela Ford.

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense.

Barrete Frígio

Que a figura do barrete frígio que aparece na bandeira de Santa Catarina e no Brasão do Legislativo Municipal foi citado na carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal.

Causas da Independência do Brasil

No final do século XVIII e início do XIX, aumentaram no Brasil as pressões e descontentamento contra o monopólio comercial imposto por Portugal ao Brasil. As elites agrária e comercial brasileira desejavam liberdade econômica para poder ampliar o comércio de seus produtos. Esta liberdade só seria obtida com a independência do país.

22 de Abril - Dia do Descobrimento do Brasil

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil. Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz.

O Brasil já teve 8 nomes

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.

O Tratado de Tordesilhas

Em 7 de junho de 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas. Um meridiano situado a 370 léguas à oeste de Cabo Verde determinava que as terras à sua esquerda seriam dos espanhóis e o território à direita, que incluía o Brasil, seria de Portugal.